Vinte e nove empresas foram representadas durante a missão empresarial organizada pelo governo brasileiro ao Canadá, de 22 a 24 de setembro, com o objetivo de buscar novos negócios e parcerias estratégicas no país. O grupo de empresários brasileiros é proveniente de diversos setores, como alimentos e bebidas, ferramentas, informática e tecnologias de comunicação, produtos para construção civil, jóias e gemas, energia, entre outros.
A missão foi chefiada pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e teve rodadas de negócios entre empresários brasileiros e canadenses na cidade de Toronto, quando aconteceram 210 encontros entre empresários, com expectativa de negócios de US$ 22,5 milhões, sendo registrados 108 compradores.
Na oportunidade, avaliou-se que o momento de crescimento da economia brasileira tem sido favorável para parceiros comerciais venderem mais produtos ao Brasil. As importações canadenses tiveram um aumento de 70% nos primeiros oito meses deste ano, o que demonstra que a nossa economia é aberta e oferece muitas oportunidades diante de um crescimento estimado de 7% do PIB este ano.
A corrente de comércio (soma das exportações e importações) com o Canadá em 2010 pode superar o recorde de 2008, quando registrou US$ 5 bilhões. Nos oito primeiros meses do ano, a corrente com este país já soma mais de US$ 3 bilhões. O crescimento de 30% das exportações brasileiras para o Canadá, na comparação com o mesmo período de 2009, está acima da média brasileira.
Sobre a pauta das exportações brasileiras, atualmente ela é distribuída entre diversos países, sendo que mais de cem destinos compartilham 90% dela, enquanto que os Estados Unidos detêm apenas cerca de 10%. Isto mostra que a balança comercial brasileira não está concentrada e que não há dependência em relação a um mercado especifico.
Do lado canadense, o país procura diversificar as compras para diminuir a dependência em relação aos Estados Unidos. Neste contexto, o Brasil, que já é um tradicional exportador de commodities, deve se tornar também um maior fornecedor de produtos semimanufaturados e manufaturados.
O lado canadense também demonstrou interesse em participar dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014, que serão sediados no Brasil, e ofereceu sua expertise para a montagem da infra-estrutura que será necessária para estes eventos. A organização da missão foi feita pelo MDIC e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
domingo, 17 de outubro de 2010
Missão ao Canadá termina com expectativa de negócios de US$ 22,5 milhões
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