sexta-feira, 29 de abril de 2011

Importação de etanol dos EUA preocupa governo brasileiro

Fonte: TNPETROLEO

Data: 28/04/2011 17:07

O secretário de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Assad, afirmou nesta quinta-feira (28) que o governo acompanha com preocupação a importação de etanol de milho dos Estados Unidos, cerca de oito vezes mais caro que o produto nacional a base de cana de açúcar. “Essa realidade nos causa estranheza”, reconheceu, ao participar XII Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente no Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, no Senado Federal.

As estimativas são de que as importações brasileiras de etanol dos EUA atingirão cerca de 430 milhões de litros em 2011. Segundo Assad, para equilibrar a oferta e demanda, o país deve expandir, nos próximos anos, a produção nacional em degradadas. “Atualmente, o etanol brasileiro é produzido em, aproximadamente, quatro milhões de hectares. Nas próximas décadas, essa produção poderá ser feita multiplicada por dez. Isso apenas com o aproveitamento das áreas já degradadas atualmente, sem a necessidade de expansão da fronteira”, afirmou.

“Somos mais competitivos. Podemos produzir até 250 bilhões de litros de etanol em 40 milhões de hectares”, ressaltou. Ele também alertou que, todos os anos, o “Brasil joga fora a energia de uma usina de Itaipu ao não aproveitar o bagaço da cana”.

Assad lembrou ainda que, por meio do Fundo Clima, o Ministério do Meio Ambiente pretende que as cerca de dois milhões de residências que serão construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal sejam equipadas com tecnologia termo solar, sobretudo para o aquecimento de chuveiros elétricos. “Isso reduziria o consumo de energia em 17% no horário de pico”, destacou.

Nenhum comentário: