quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Gestão & Carreira – Seleção por Competências

* reprodução de texto que achamos interessante, com devido crédito.

Por Paulo Pedrosa, Jornal do Comércio

Durante a semana, recebi vários pedidos de informações sobre seleção por competências. Resolvi então relatar um pouco sobre esse assunto tão atual no processo de recrutamento e seleção.


Para o termo competência, podemos traduzir como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte de um profissional, que se relaciona com o seu desempenho no trabalho. A seleção de pessoal é uma missão muito importante para identificar os talentos na organização.


A seleção por competências é uma metodologia utilizada para melhorar e quantificar as competências na seleção de talentos por parte dos gestores. A seleção por competência é uma ferramenta que tem como fornecer aos gestores de Recursos Humanos o mapeamento do perfil de competências. A partir dessa metodologia deve ser elaborado o perfil através de indicadores de competência. Uma grande vantagem desse tipo de metodologia é a observação de comportamentos específicos, com foco e objetividade gerando resultados efetivos, já que na seleção tradicional observamos as questões subjetivas.

As competências comportamentais estão relacionadas aos comportamentos compatíveis com as atribuições do cargo e as atitudes. As competências técnicas, referem-se às funções específicas, habilidades técnicas e conhecimentos.


Entrevista comportamental

O primeiro passo é a triagem de currículos de acordo com o perfil da vaga, em seguida uma análise profunda dos currículos selecionados. No decorrer da entrevista é quando deve ser verificado junto ao candidato as informações baseadas no perfil de competências. Posteriormente, é preciso identificar os comportamentos que traduzam as competências para o cargo selecionado. Podemos, inclusive, pontuar as competências e atributos.


A entrevista comportamental permite ao entrevistador juntar informações sobre as habilidades críticas que asseguram que o candidato possui as competências e atributos investigadas através de perguntas específicas, utilizadas no processo de entrevista comportamental.


A entrevista comportamental com foco em competência não é só para confirmar dados do currículo do candidato, mas também para identificar talentos que se encaixam ao perfil da vaga, que possam gerar resultados para o crescimento da organização.


As competências estão presentes e são necessárias nas organizações, e assim fazem parte do processo de seleção.


Grande parte dos candidatos já vai para as entrevistas com respostas prontas e quando encontra um profissional de seleção que se utiliza de perguntas comportamentais com foco em competências, muda toda a dinâmica da entrevista. Este profissional tem oportunidades muito maiores de conhecer mais profundamente o comportamento do candidato, fazendo perguntas abertas específicas, com verbos de ação no passado, isto é, investigando comportamentos passados em situações específicas da função, perguntas comportamentais que o ajudarão a investigar a presença ou ausência de competências específicas do perfil por competência no comportamento do candidato.


Elaboração do perfil por competência

Para a elaboração do perfil por competência é preciso um levantamento de alguns aspectos, por exemplo: cultura de empresa, cultura da equipe, perfil do líder, descrição do cargo e atribuições, principais dificuldades para a posição, características do cargo e as dificuldades do cargo,área física e equipamentos a serem utilizados, e completando com o perfil da vaga, responsabilidades, salário, benefícios, local de trabalho, horários, valores pessoais do candidato, perfil do líder direto, conhecimentos, entre outros aspectos.


Paulo Pedrosa é consultor de Recursos Humanos e Outplacement, headhunter e diretor executivo do Grupo Catho Amazonas. ppedrosa@cathoamazonas.com.br

Nenhum comentário: