sábado, 18 de setembro de 2010

Drop Shipping

Drop-Shipping é como se chama a modalidade de negócios em que você vende alguma coisa sem ter realmente a mercadoria em estoque. É possível que não haja outra empresa além da Amazon Books tão bem sucedida ou que tenha começado antes nesse modelo.

A regra geral para se iniciar um negócio desses é encontrar um fornecedor que aceite você colher os pedidos, processar os pagamentos, enviar ao fornecedor os dados da compra (itens e destinatário) e a parte dele no dinheiro, e ele entregar diretamente na casa do cliente. Aliás, numa tradução livre drop-shipping sugere “largar a entrega”.

Contudo, há alguns pontos que merecem alguma atenção antes de se iniciar efetivamente uma parceria destas, ou você corre o risco de investir esforços (e dinheiro, possivelmente) e ao invés de lucro obter dissabores e prejuízos.

  • Encontre um produto ou linha de produtos que venda em quantidade suficiente. Não adianta de nada você ter aquele fornecedor daquele produto maravilhoso cuja aceitação fica restrita a um grupo muito pequeno de pessoas, ou produtos muito caros (que impedem a adequação às pessoas com menor poder aquisitivo), ou mesmo produtos exóticos em demasia. Às vezes é preferível compensar a concorrência mais acirrada com promoções e divulgação melhorados do que reinar absoluto num mercado insuficiente.
  • Venda poucos produtos, ou então mais produtos num mesmo nicho de mercado. Voltando ao exemplo da Amazon, eles vendem livros. Isso além de aumentar a associação, no subconsciente das pessoas, da sua marca com os produtos que você vende, ainda possibilita que você concentre seus esforços de marketing onde eles realmente podem vir a dar resultado.
  • Escolha bem seu fornecedor. Pesquise antes de fechar acordos, pois se do seu ponto de vista quem fabrica e entrega é ele, para o seu cliente o produto é seu, e não do fabricante.
  • Esteja preparado para lidar com devoluções e desistências. Não é porque o Código de Defesa do Consumidor manda que você vai dar garantia de satisfação aos seus compradores. Você vai fazer isso porque escolheu bem os produtos e fornecedores, logo confia que pode garantir aos compradores a devolução do dinheiro em caso de insatisfação. E acredite, haverá muita gente que fará a encomenda de seu produto mas nunca efetuará o pagamento, ou que até pagará, mas antes mesmo de o fornecedor haver embalado a compra já estará arrependido, e quererá o reembolso.
  • Trate essa atividade como um negócio de verdade. Não faça spam. Não desrespeite seus clientes. Ofereça informações suficientes e adequadas antes, durante e depois da venda. Pague seus impostos corretamente, e respeite seu concorrente.

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