Hoje em dia qualquer investidor tem acesso fácil ao valor da taxa de administração cobrada nos fundos de investimento. Essa é uma informação muito importante na hora de tomar uma decisão e aplicar o seu dinheiro em um determinado fundo. Isoladamente, a taxa de administração não pode ser considerada um fator decisivo para escolher uma aplicação. Outros fatores, como a composição da carteira do fundo, a segurança dos títulos da carteira, o histórico de rentabilidade e a qualificação do gestor e do administrador formam o conjunto de dados necessários para avaliar e comparar. Mas é importante, sem dúvida, afinal esse custo pode comprometer a rentabilidade.
Mensalmente, a Anbima divulga um relatório que traz as médias das taxas para as categorias Curto Prazo, Referenciado DI, Renda Fixa, Multimercados, Cambial e Ações. O levantamento apresenta ainda as médias das taxas de administração dos fundos de Renda Fixa, Referenciado DI, Multimercados e Ações, considerando apenas os fundos comercializados no varejo. Com isso, você pode saber se o administrador do seu fundo cobra uma taxa que está dentro do que é praticado no mercado.
O segmento Varejo exclui os produtos negociados nos segmentos de alta renda – que, em geral, têm taxas mais reduzidas. Por isso, é o mais indicado para o pequeno investidor usar como referência. O relatório da Anbima mostra que os Fundos Referenciados DI cobravam em julho uma taxa de administração média de 1,41%. Os fundos de Renda Fixa tinham taxa média de 1,14%. Nos Multimercados e Ações, os valores foram de 1,87% e 2,23%, respectivamente.
Para pesquisar a taxa de administração dos fundos, você também pode usar a ferramenta Escolha o seu Fundo, que tem o objetivo de auxiliar o investidor na escolha da aplicação. Através dela você pode buscar fundos e também fazer comparações de desempenho. Com a ferramenta é possível, por exemplo, encontrar os Fundos DI que cobraram taxa de administração de 1%, ou seja, abaixo da média do mercado. Para isso, basta colocar a taxa e o tipo de fundo como critérios da pesquisa. Para qualificar mais a pesquisa de acordo com o seu perfil, você pode ainda definir o valor da aplicação inicial. Experimente!
Edição 69 - 20/9/2010 – Site: Comoinvestir
Nenhum comentário:
Postar um comentário