Economista André Perfeito, diz que câmbio desvalorizado ajudou recuperação econômica
Consumidores americanos retornaram às lojas no quarto trimestre
São Paulo - A alta anualizada de 4,4% do consumo das famílias e de 8,5% nas exportações impulsionaram a economia americana no quarto trimestre.
A avaliação é do economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, que participou nesta sexta-feira (28) do programa “Momento da Economia”, na Rádio EXAME.
“Num primeiro momento, quando você perde o emprego, você tende a ficar mais cauteloso em relação aos gastos. Essa alta de 4,4% mostra que as famílias americanas voltaram às compras”, diz André Perfeito. “Mas o mercado de trabalho ainda vai demorar para se recuperar.”
O economista salienta que a explosão das exportações americanas e a queda das importações confirmam que a desvalorização do dólar deu resultado. “A retórica ou o discurso de guerra cambial do ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem todo o respaldo nos dados das contas nacionais dos Estados Unidos. Desta vez, eles foram ajudados bastante pelo setor externo.”
Andé Perfeito explica que a alta anualizada de 3,2% do PIB americano no quarto trimestre equivale a uma expansão de 0,8% nos moldes como o índice é calculado pelo IBGE. Como a previsão para o Brasil é de uma elevação de 0,6% no quatro trimestre (o dado só será divulgado no dia 3 de março), é possível afirmar que os Estados Unidos encerraram o ano num ritmo mais veloz que o do Brasil. Porém, é claro, no acumulado do ano, a economia brasileira vai dar um banho: 7% contra 3%.
Na entrevista (para ouvi-la na íntegra, clique na imagem acima), o economista-chefe da Gradual Investimentos avalia quando o Banco Central dos Estados Unidos, que tem dupla missão (inflação e emprego), deverá iniciar um ciclo de alta dos juros.
Fonte: Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário