domingo, 6 de junho de 2010

Você pode ficar mais criativo?

Você realmente já parou para pensar que o nosso cérebro essa máquina maravilhosa que evoluiu durante milhares de anos é muito pouco utilizada adequadamente? Nós estamos condicionados ao nosso passado e às reações automáticas e parecemos em essência programados para fazer as mesmas coisas quase sempre na mesma forma. É possível sim ser mais criativo, bastando apenas “quebrar” esse padrão de condicionamento, simplesmente adotando idéias, procedimentos, novos hábitos que nos possam fazer pensar diferente.

Uma grande metáfora é como sintonizar uma nova estação de rádio analógico.
Quando giramos o botão queremos encontrar a freqüência certa e estamos procurando um ponto específico e se girarmos o botão depressa demais você passará pela freqüência desejada como se ela não estivesse lá. Nosso cérebro analogamente é bem parecido. Quando inserimos novos elementos que nos fazem pensar diferente acessamos “freqüências” de respostas que normalmente não captamos simplesmente porque nossas respostas automáticas estão vinculadas a algo já aprendido e nosso cérebro não vai lhe proporcionar respostas novas se não alimentarmos de forma diferente.

Aí vão dez procedimentos simples, mas extremamente eficazes para sintonizarmos freqüências cerebrais mais apuradas:

1-Aprenda a escutar e a ouvir tanto com os olhos, quanto com os ouvidos, perceba o que não foi dito.

2-Compreenda primeiro, e depois julgue.

3-Defina por escrito seus objetivos específicos de vida, quando passamos para o papel materializamos aquilo que normalmente fica somente no campo mental.

4-Escreva uma idéia nova todos os dias, fazendo perguntas que possam levar a respostas criativas. Tais como: “Como isso pode ficar ainda melhor?”, “O que posso fazer que vai contribuir significativamente nesse trabalho?”.

5-Mantenha estrategicamente um papel em seu trabalho, casa, carro, e quando vier uma idéia nova não deixe de escrever.

6-Pare alguns segundos durante o seu dia, e observe tudo cuidadosamente.
Aproveite o que você observa. E principalmente observe tudo como se fosse a última vez.

7-Construa grandes idéias, a partir de pequenas idéias. Associe idéias, combine, adapte, modifique, aumente, diminua, substitua. Reorganize-as. E finalmente inverta as idéias que têm.

8-Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam seu cérebro: “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “O quê?”, “Por quê?”, “Qual?”, “Como?”, quanto mais específico melhor.

9-Lembre-se que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor do que uma grande idéia arquivada.

10-Mantenha o hábito de simplesmente por dez minutos ao dia prestar atenção em sua respiração de como o ar entra e sai por suas narinas. Se quiser coloque uma música de fundo. Somente esse exercício é o suficiente para diminuir o número de hormônios de estresse, e substituindo pelas endorfinas um hormônio natural que nos proporciona prazer e assim novas idéias virão.

Fonte: Adriano Ferraz Cese

Nenhum comentário: