segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aprenda a aproveitar o potencial exportador da sua empresa

10 de Junho de 2010 Por: Universia

A resposta para a pergunta sobre onde estão as possibilidades de crescimento das micro e pequenas empresas brasileiras pode estar lá fora. O comercio exterior já é uma realidade para este segmento, que, segundo os dados mais recentes do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), representou, em 2008, 48% do total das empresas exportadoras do Brasil. No total, foram 11.120 empresas que faturaram US$ 2,3 bilhões ao oferecer produtos e serviços para 209 destinos.

Os números, no entanto, poderiam ser ainda melhores, mesmo tendo em mente as dimensões do atrativo mercado interno. “O Brasil tem uma das principais economias do mundo, mas a inserção internacional ainda é pequena em relação ao PIB (Produto Interno Bruto). Há a perspectiva de que o comércio exterior irá crescer muito ainda”, afirma Fábio Martins Faria, diretor do Departamento de Planejamento da Secretária de Comércio Exterior do MDIC. Devido à crise mundial de 2009, a meta do MDIC de aumentar em 10% até o fim de 2010 o total de micro e pequenas com atuação internacional foi adiada para quando o cenário internacional se mostrar mais favorável. “O MDIC tem um conjunto muito amplo de ações, desenvolvidas em conjunto com diversos órgãos e entidades, com foco na pequena empresa. Toda a programação é voltada para ampliar a base exportadora”, diz Faria.

Ele ainda enumera algumas das vantagens do ingresso no mercado mundial: “Há a questão tributária, com menor incidência de alguns tributos indiretos; existem linhas de financiamento exclusivas para exportação com taxas menores e de mais fácil obtenção; a inovação é facilitada, pois muitas vezes o contato com o exterior leva a empresa a absorver tecnologia de forma gratuita, diante da necessidade de adaptações locais orientadas pelo importador; e a obtenção de determinadas certificações exigidas agrega valor ao produto no mercado nacional”.

Como, porém, saber se a empresa tem o chamado potencial exportador? “Geralmente, as potenciais exportadoras são aquelas que estão consolidadas no mercado interno, já estão com a ‘casa arrumada’, com gestão profissionalizada, gerenciamento financeiro eficiente e cumprem todas as normas e padrões exigidos e buscaram as certificações de qualidade de seu setor”, descreve Sérgio Costa, gerente geral de negócios da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Há espaço para qualquer tipo de produto, porém aqueles que despertam mais interesse são os associados à cultura brasileira, às suas cores, sons, à alegria, ao sol”, comenta Faria. Segundo ele, existe demanda por produtos que tenham relação com sustentabilidade, como móveis e objetos de decoração feitos com madeira certificada, artesanato, roupas produzidas com algodão colorido natural, fitoterápicos, além de alimentos, frutas e cosméticos.

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