10/03/2011 - 08h16
BERLIM, 10 de março (Reuters) - As exportações da Alemanha surpreenderam ao cair 1 por cento em janeiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, dando um ligeiro revés a um setor importante da maior economia da Europa.
O superávit comercial alemão caiu para 11,8 bilhões de euros, ante 14,2 bilhões no mês anterior, mostraram dados com ajustes sazonais da agência oficial de estatísticas.
Os economistas continuaram otimistas, embora tenham previsto um superávit de 13,2 bilhões de euros e uma alta de 0,7 por cento nas exportações.
"Apesar da queda de hoje. as exportações devem continuar como uma fonte confiável de crescimento", disse Carsten Brzeski, do ING. "A demanda de outros países da zona do euro está mais forte que o esperado, apesar da austeridade fiscal, e o fortalecimento da economia dos Estados Unidos também deve trazer um impulso bem-vindo às exportações alemãs."
O apetite dos alemães por produtos do exterior cresceu mais que o estimado para o mês, com as importações subindo 2,3 por cento em relação a dezembro.
(Por Brian Rohan)
Fonte: uol economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário