quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Porto de Santos terá R$ 1,4 bi para obras, diz ministro

O montante será usado em projetos na melhoria da infraestrutura de acesso aquaviário e terrestre.

 

São Paulo - Em sua primeira visita ao Porto de Santos, o novo ministro da Secretaria dos Portos, José Leônidas Cristino, disse ter ficado "maravilhado" com a estrutura do maior porto da América Latina e garantiu investimentos de R$ 1,4 bilhão para obras do porto, que hoje comemora aniversário de 119 anos.

 

"Nós vamos continuar investindo aqui no Porto de Santos, como foi no governo Lula e diferentemente dos 25 anos antes dele", disse o ministro, que descreveu como "muito bom" o orçamento de R$ 1 bilhão da pasta que assumiu há um mês e sinalizando que a cifra deverá crescer no próximo ano.

Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff já garantiu R$ 1,4 bilhão de investimentos para o Porto de Santos, para projetos na melhoria da infraestrutura de acesso aquaviário e terrestre, que incluem a construção da avenida perimetral na margem esquerda, no Guarujá, a conclusão da obra na margem direita, em Santos, e dragagem de aprofundamento do canal.

Apenas para a dragagem, estão previstos recursos de R$ 196 milhões. "Agora não tem mais PAC 1 nem PAC 2, a partir de 2011 é tudo um PAC só. A primeira fase da dragagem que inclui a derrocagem das pedras e vai deixar o porto com 15 metros de profundidade nós vamos concluir até setembro, mas há também a segunda etapa, com 16 metros no canal interno e 17 metros no canal externo", disse ele.

Leônidas sobrevoou o porto de helicóptero, navegou pelo canal de lancha e também andou de carro pelas duas margens, podendo assim observar os problemas no acesso rodoviário ao cais. "Às vezes você melhora o porto e não tem como chegar. Aqui tem problemas gravíssimos (de acesso), que nós começamos a fazer, começamos a melhorar e temos também outros projetos para que cada vez dê uma condição melhor para os portos", disse, afirmando que mais do que fortalecer o ministério, sua missão é "fortalecer os portos e a estrutura logística".

Fonte: Exame

Nenhum comentário: